01. (UFMG) Todas as afirmativas a respeito de O Ateneu, de Raul Pompeia, estão corretas, exceto:
02. Sobre O Ateneu, de Raul Pompeia, pode-se dizer que a apreensão da realidade é feita frequentemente por meio da intensa exploração de imagens visuais e sonoras. Tal recurso está presente em todas as seguintes passagens da obra, exceto em:
03. Todas as personagens citadas abaixo estão corretamente caracterizadas, exceto:
04. Várias personagens de O Ateneu são comparadas a animais, processo conhecido como zoomorfismo, uma das características do Naturalismo. Assinale a única alternativa que não se encontra na narrativa:
05. Todas as passagens abaixo, extraídas de O Ateneu, exemplificam a plasticidade da linguagem do narrador, exceto:
06. Todas as figuras de estilo foram corretamente identificadas em frases ou trechos retirados de O Ateneu, exceto:
07. Todas as figuras de estilo foram corretamente identificadas em frases ou trechos retirados de O Ateneu, exceto.
08. Em todas as passagens abaixo, extraídas de O Ateneu, está clara a presença do narrador, exceto em:
09. Dentre as alternativas a seguir, assinale a única que não representa uma posição defendida pelo Dr. Cláudio em suas conferências no Grêmio Literário Amor ao Saber:
10. Todas as alternativas a seguir são traços estilísticos encontrados no estilo de Raul Pompeia, representado pelo narrador em primeira pessoa em O Ateneu, exceto:
11. Leia o seguinte trecho retirado do capítulo XI de O Ateneu:
Dorzinha de cabeça, explicava. Vinham-lhe náuseas, ele corria à janela. Embaixo havia um pé de magnólias, copado como um bosque; ele no intervalo dos arrancos entretinha-se em aprumar o fio visguento do vômito contra as amplas flores alvas.
POMPEIA, Raul. O Ateneu. 19. ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 147. (Série Bom Livro)
12. Leia os excertos de O Ateneu:
[Aristarco] tinha a obsessão da própria estátua.
Conheci-o [Aristarco] solene na primeira festa, jovial na segunda; conheci-o mais tarde em mil situações, de mil modos.
Aristarco representava, na mesa, o voto pensado do guarda-livros. Contas justas: aprovação com louvor [...]; atraso de trimestre: aprovação plena com risco de simplificação; atraso de semestre: reprovado.
POMPEIA, Raul. O Ateneu. 19. ed. São Paulo: Ática, 1998. (Série Bom Livro).
13. Leia o seguinte trecho de O Ateneu, que trata de uma das palestras proferidas por Dr. Cláudio:
Não é o internato que faz a sociedade; o internato a reflete. A corrupção que ali viceja, vai de fora. Os caracteres que ali triunfam, trazem ao entrar o passaporte do sucesso, como os que se perdem, a marca da condenação.
POMPEIA, Raul. O Ateneu. 19. ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 145. (Série Bom Livro).
Comente essa fala, relacionando-a com o que o narrador mostra a respeito do internato (sugestão: de 4 a 6 linhas).
14. Leia o seguinte trecho retirado do capítulo IV de O Ateneu:
Eu ouvi que ele [Franco] quebrava as garrafas uma por uma. Daí a pouco reaparecia, trazendo as abas da blusa em regaço. E começou a lançar então, com o maior sossego, ao tanque [que servia de piscina para os internos], para todos os lados, ali, dispersamente, como semeando, as lascas de vidro que partira.
POMPEIA, Raul. O Ateneu. 19. ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 61. (Série Bom Livro).
A) Apresente a situação de que fala o texto e explique o que significavam para Franco os gestos descritos acima.
B) Explique a participação de Sérgio no projeto de Franco e apresente o desfecho desse episódio.
15. O trecho a seguir retrata a cena final da obra O Ateneu:
E tudo acabou com um fim brusco de mau romance....
Um grito súbito fez-me estremecer no leito: fogo! fogo! Abri violentamente a janela. O Ateneu ardia.
As chamas elevavam-se por cima do chalé, na direção do edifício principal. Imenso globo de fumo convulsionava-se nos ares, tenebroso da parte de cima, que parecia chegar ao céu, iluminado inferiormente por um clarão cor de cobre.
POMPEIA, Raul. O Ateneu. 19. ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 164. (Série Bom Livro).
Discuta o significado simbólico do incêndio do Ateneu, que encerra a narrativa.